PT EN
ESTÁDIO MUNICIPAL
RELVADOS APOIO
COMPLEXO DE PISCINAS
POLIDESPORTIVO
GIMNODESPORTIVO
PARQUE DESPORTIVO
SALAS INDOOR
PAVILHÃO MULTIUSOS
LABORATÓRIO
ALOJAMENTO
ALIMENTAÇÃO
GINÁSIO
HEALTH CLUB
FISIOTERAPIA
AUDITÓRIO
OUTROS SERVIÇOS
ESTÁGIOS DE FUTEBOL
ESTÁGIOS DE TRIATLO
ESTÁGIOS DE NATAÇăO
OUTROS ESTÁGIOS
ATIVIDADE MUNICIPAL

|


[2013-09-18]

/ RIO MAIOR NO CENTRO DA NATAÇÃO


Rio Maior no Centro da Natação

Decorreu na quarta-feira, dia 18 de setembro, no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, a assinatura de um protocolo que assegura o início formal do funcionamento do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior - Natação, através da criação do Centro Nacional de Preparação de Base para o Alto Rendimento da Natação (CPAR). Esta é uma parceria estabelecida entre a Desmor, EM, SA, empresa que assegura a gestão do Complexo Desportivo, a Câmara Municipal de Rio Maior e a Federação Portuguesa de Natação (FPN).

Rio Maior é, assim, a casa preferencial da Natação Portuguesa, proporcionando o ambiente necessário a um treino diário exigente e competitivo, conciliado com a vertente escolar, e assegurando ainda um acompanhamento que permita a maximização de resultados aos nadadores que, a partir de agora, fazem do Centro de Estágios a sua residência. Oito jovens nadadores, nascidos entre 1994 e 1997, selecionados pela FPN após um processo de candidatura, vão ficar durante o corrente ano letivo, a treinar sob orientação técnica de João Mendes, e a estudar em Rio Maior. Ficam alojados no Centro de Estágios, estando já em regime de aulas na Escola Secundária de Rio Maior.

Os jovens nadadores neste projeto são:

Diana Durães (FC Porto)

Ana Carolina Gomes (CN Cartaxo)

Joana Silva (Lousada XXI)

Victória Kaminskaia (Pimpões, Caldas da Rainha)

Carlos Pedrosa (CN Ponta Delgada)

João Pedro Braga (CN Ponta Delgada)

Pedro Henriques (CN Cartaxo)

Diogo Silva (SFUAP – União Piedense)

Para o treino desportivo destes jovens o CPAR proporciona as melhores condições de preparação. A Piscina de dimensões olímpicas, está dotada dos mais modernos equipamentos para análise do movimento, com um sistema de recolha e integração de imagens subaquáticas, um sistema para análise da força de partida e de viragem, e uma sala preparada para o treino em seco, específico para os nadadores, tudo concebido para que no próprio local de treino, de forma quase que imediata, treinadores e nadadores possam integrar a informação útil e precisa para uma correta orientação do seu processo de treino. O apoio médico e laboratorial garante qualidade de tratamentos na área da fisioterapia, respondendo às exigências do alto rendimento desportivo. Com o protocolo assinado e este investimento, o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior - Natação completa-se, ganha vida.

A FPN assinou ainda um protocolo de cooperação com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, válido por dois anos, que prevê a realização de atividades de controlo e avaliação do treino dos atletas que integram as Seleções Nacionais, os Centros de Alto Rendimento de Natação e a promoção de projetos e programas de investigação no âmbito do desenvolvimento da modalidade e no apoio à formação e alto rendimento.

Neste ato público, entre muitos convidados e os jovens nadadores, esteve a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o Presidente da FPN, António José Silva, o Presidente da Desmor, EM, SA, Carlos Coutinho e a Presidente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Rita Santos Rocha. Também esteve em Rio Maior o Diretor Regional do Desporto dos Açores, António Gomes.

O Presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, declarou que “o Centro de Alto Rendimento de natação em Rio Maior, cujo protocolo foi hoje assinado com a autarquia local e a Desmor, EM, SA é o projeto estruturante para o presente e futuro da natação portuguesa”. “A assinatura do protocolo mais não é do que o epílogo de um processo de entendimento entre as estruturas desportivas nacionais e as condições ímpares de enquadramento locais existentes na cidade de Rio Maior, reestruturado e ampliado, sendo na nossa perspetiva, um dos mais modernos equipamentos olímpicos existentes no País, não só de treino mas também de controlo e avaliação”, afirmou o líder federativo.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, este protocolo “reveste-se de enorme importância para Rio Maior, num espaço que reúne condições de excelência”. “Sempre acreditamos que estariam reunidas as condições para concretizar esta cooperação, este é o nosso modelo de gestão, colocar os equipamentos ao serviço do desporto”, acrescentou.

AGENDA


DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Tel: +351 243 999 700
Email: geral@desmor.pt
Copyright © 2015 DESMOR Desenvolvimento e Design: iconO2