PT EN
ESTÁDIO MUNICIPAL
RELVADOS APOIO
COMPLEXO DE PISCINAS
POLIDESPORTIVO
GIMNODESPORTIVO
PARQUE DESPORTIVO
SALAS INDOOR
PAVILHÃO MULTIUSOS
LABORATÓRIO
ALOJAMENTO
ALIMENTAÇÃO
GINÁSIO
HEALTH CLUB
FISIOTERAPIA
AUDITÓRIO
OUTROS SERVIÇOS
ESTÁGIOS DE FUTEBOL
ESTÁGIOS DE TRIATLO
ESTÁGIOS DE NATAÇăO
OUTROS ESTÁGIOS
ATIVIDADE MUNICIPAL

|


[2013-12-09]

/ SOFIA VIEIRA: “CENTRO DE ESTÁGIOS QUE OFERECE AS MELHORES CONDIÇÕES”


Sofia Vieira: “Centro de Estágios que oferece as melhores condições”

Natural de Rio Maior, onde começou a dar os primeiros toques na bola, Sofia Vieira é uma das jogadoras em destaque na Seleção Nacional de Futsal Feminino, que por estes dias está no Complexo Desportivo de Rio Maior, preparando-se para o IV Torneio Mundial, a decorrer em Espanha entre 14 e 20 de dezembro.

Desde muito jovem que vive a sua paixão pelo desporto, começando pela prática do atletismo mas também pela natação, andebol e basquetebol, até optar pelo futebol e futsal. Era uma assídua presença entre os que assistiam aos treinos das seleções jovens de futebol que por Rio Maior têm passado ao longo destes anos, chegando mesmo a receber camisolas de jogadores que notavam a sua regular presença, a sua paixão pelo chamado desporto rei.

Começou a praticar futebol no Alcobertas FC, passando pelo Núcleo Sportinguista de Rio Maior (NSRM), o C.D. Cartaxo, Academia Torrejana, S.L. Benfica, FSF Mostoles, Atlético de Madrid (futebol de 11), Atlético de Madrid Navalcarnero e Universidade Alicante. Atualmente, com 26 anos, joga no Sinnai, clube Italiano da primeira divisão, onde já esta época conquistou a Supertaça.

Para o futuro não descurou a sua formação profissional e académica. Enquanto jogou em Espanha concluiu uma Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto (Universidade Autónoma de Madrid) e um mestrado em Rendimento Desportivo e Saúde (Universidade Miguel Hernández).

No NSRM foi treinada por Mónica Jorge, atual diretora da Federação Portuguesa de Futebol, que em Rio Maior iniciou a sua carreira profissional, após a formação na Escola Superior de Desporto. Foi Mónica Jorge e outros responsáveis do NSRM que tiveram uma influência decisiva para que Sofia Vieira acabasse por optar e apostar no futebol. No Benfica conquistou três campeonatos nacionais, e atingiu o top do futsal feminino, passando a ser presença assídua nas convocatórias para as seleções nacionais. Foi com apenas 15 anos que registou a primeira chamada a uma seleção nacional de futebol de 11, atingindo mais de 30 internacionalizações. Com a aposta recente, por parte da Federação no projeto do futsal feminino, foi por esta modalidade que Sofia optou em definitivo, sendo presença constante nas convocatórias e jogos internacionais.

Atualmente atravessa uma boa fase da sua carreira, com ambição para o campeonato Italiano, e para o Torneio Mundial, sempre com o objetivo de vencer, consciente do difícil caminho para esse sucesso. 

Para Sofia Vieira, o Complexo Desportivo de Rio Maior, na cidade onde nasceu, teve uma grande influência na sua vida. Desde muito jovem que assistiu a uma “grande evolução no Complexo. Foi muito bom para Rio Maior ter começado a dar condições aos atletas. Têm vindo aqui seleções e atletas de todo o mundo.” Sendo uma jogadora que já passou por muito países, que conhece outros locais onde já treinou e estagiou, afirma “sentir-se contente por estar a fazer a preparação em Rio Maior, que oferece as melhores condições. Aqui, para o futsal, temos os Pavilhões muito próximos, temos uma série de condições que é muito complicado encontrar noutros sítios.”

Veja na secção de multimédia o vídeo / entrevista a Sofia Vieira.




AGENDA


DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Tel: +351 243 999 700
Email: geral@desmor.pt
Copyright © 2015 DESMOR Desenvolvimento e Design: iconO2