PT EN
ESTÁDIO MUNICIPAL
RELVADOS APOIO
COMPLEXO DE PISCINAS
POLIDESPORTIVO
GIMNODESPORTIVO
PARQUE DESPORTIVO
SALAS INDOOR
PAVILHÃO MULTIUSOS
LABORATÓRIO
ALOJAMENTO
ALIMENTAÇÃO
GINÁSIO
HEALTH CLUB
FISIOTERAPIA
AUDITÓRIO
OUTROS SERVIÇOS
ESTÁGIOS DE FUTEBOL
ESTÁGIOS DE TRIATLO
ESTÁGIOS DE NATAÇăO
OUTROS ESTÁGIOS
ATIVIDADE MUNICIPAL

|


[2015-06-03]

/ TCHOUKBOL EM FORMAÇÃO NA ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO


Tchoukbol
Tchoukbol em formação na Escola Superior de Desporto

Escola Superior de Desporto de Rio Maior atenta à evolução do desporto moderno nas suas novas formas e exigências, vai levar a efeito nos dias 20 e 21 de Junho próximo uma acção de formação de uma modalidade surgida em 1972 denominada internacionalmente de Tchoukbol e crê-se ainda inexistente em Portugal, pelo menos em moldes associativos.

Esta modalidade foi desenvolvida pelo médico fisioterapeuta suíço Dr. Hermann Brandt, na procura de uma modalidade dinâmica e empolgante onde não houvesse lesões por contacto. Assim, cedo ganhou ela adeptos nos 5 continentes existindo campeonatos por diversas regiões como África, América, Europa e Ásia-Pacífico. O campeonato do mundo é realizado de 4 em 4 anos sendo actualmente o campeão do mundo a República da China (Taiwan).

Trata-se de uma modalidade com alguma semelhança ao andebol, jogado por equipas de 7 jogadores, onde não é possível: haver contacto entre jogadores, bater com a bola no chão, ou manter a posse da bola mais de 3 segundos, sendo obrigatório o remate após 3 passes entre jogadores da mesma equipa. A particularidade mais flagrante consiste na não existência de baliza nem de guarda redes, mas sim de um dispositivo em rede que ressalta a bola quando tocada e poder ambas as equipas arremeter esta para qualquer lado do campo. Desta forma o jogo ganha dinâmica, velocidade e atracção.

Dadas as boas relações existentes entre esta Escola e a Escola Superior de Desporto de Macau, 4 técnicos chineses devidamente credenciados pela FITB (Federação Internacional de Tcoukbol) e liderados pelo Professor Coordenador Ng San Fan (Kenny) virão a Portugal e nesta Escola Superior farão uma acção de informação da modalidade, nos dias 20 e 21 de Junho e das 9 às 19 horas, abordando aspectos teóricos, práticos e de arbitragem nesta modalidade.

Pelo entusiasmo como os jovens têm aderido a este novo desporto (veja-se o Brasil que em 2011 no World Youth Tchoukball Championship em Traiskirchen, Áustria, participou com 70 atletas de ambos os sexos e em 2 diferentes escalões etários) estamos certos que será de grande interesse a participação dos Professores de Educação Física e de Técnicos de Clubes que disponham apenas de uma quadra de 27 x 16 m.

Os interessados deverão proceder à sua inscrição directamente na ESDRM pelo telefone 243 999 280 e email :imarques@esdrm.ipsantarem.pt.

AGENDA


DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Tel: +351 243 999 700
Email: geral@desmor.pt
Copyright © 2015 DESMOR Desenvolvimento e Design: iconO2