PT EN
ESTÁDIO MUNICIPAL
RELVADOS APOIO
COMPLEXO DE PISCINAS
POLIDESPORTIVO
GIMNODESPORTIVO
PARQUE DESPORTIVO
SALAS INDOOR
PAVILHÃO MULTIUSOS
LABORATÓRIO
ALOJAMENTO
ALIMENTAÇÃO
GINÁSIO
HEALTH CLUB
FISIOTERAPIA
AUDITÓRIO
OUTROS SERVIÇOS
ESTÁGIOS DE FUTEBOL
ESTÁGIOS DE DESPORTO ADAPTADO
ESTÁGIOS DE TRIATLO
ESTÁGIOS DE NATAÇăO
OUTROS ESTÁGIOS
ATIVIDADE MUNICIPAL

|


[2011-05-04]

/ RIO MAIOR COM ALTO RENDIMENTO


Rio Maior com Alto Rendimento

O Complexo Desportivo de Rio Maior é actualmente o local de estágio e treino de um grupo de jovens triatletas de nível mundial.

Com a contratação do Prof. Sérgio Santos, a Desmor E. E. M. – Empresa Pública Municipal de Gestão Desportiva de Rio Maior apostou no enquadramento técnico para o desporto de alto rendimento. Esta opção, diferenciadora relativamente a outros Centros de Estágios, começou a surtir efeitos com o “Projecto Rio Maior 2016”, num protocolo estabelecido entre a Desmor e a Confederação Brasileira de Triatlo. São 8 jovens brasileiros que por largos períodos de tempo treinam no Complexo Desportivo de Rio Maior tendo em vista a sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. São eles Igor Amorelii, Marcus Fernandes, Rafael Fonseca, Paulo Maciel, Bruno Mateus, Matheus Diniz, Pâmella Oliveira e Estefanie Bender. Para além deste grupo, Carla Moreno, a mais consagrada triatleta do Brasil, e o seu treinador Sanderson Palma, optaram também por Rio Maior.

Nos últimos meses estes triatletas obtiveram classificações de grande destaque em provas internacionais. Pâmella Oliveira conquistou o título do Campeonato Sul-Americano de Triathlon, disputado no dia 26 de Fevereiro, em Salinas, Equador. Em masculinos, Bruno Matheus foi segundo classificado. O Brasil conquistou ainda o título da categoria sub-23 com o cearense Wesley Matos, que também fez preparação em Rio Maior. Antes, no dia 20 de Fevereiro, foi Carla Moreno que brilhou ao conquistar a primeira etapa do Troféu Brasil de Triathlon na sua cidade natal, Santos.

A idade foi um dos critérios para a selecção de triatletas brasileiros a integrarem o Projecto Rio Maior 2016. São ainda jovens com elevada margem de progressão e com muitos anos de competição pela frente. Com idades aproximadas dos 21 anos, a sua aposta são os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Para além deste grupo, quatro russos treinam também sob a orientação de Sérgio Santos. São eles Vladimir Turbaevskiy, Artem Parienko, Denis Vassiliev e Ivan Vassiliev. A totalizar os 14 há ainda um triatleta da Sérvia, Ognjen Stojanovic, e uma triatleta da Ucrânia, Yuliya Yelistratova. Durante algumas semanas de Janeiro e Fevereiro, também integraram este grupo dois dos mais cotados triatletas de Israel, os irmãos Ran e Dan Alterman.

Para os atletas russos, com idades próximas dos 25 anos, os seus objectivos, em termos de Olimpíadas, são já os jogos de Londres em 2012. De entre estes destacam-se dois que actualmente se encontram entre os melhores da modalidade. Vladimir Turbaevski e Ivan Vassiliev estão actualmente entre os mais bem cotados no ranking dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Na categoria da natação, Ivan Vassiliev é mesmo um dos melhores triatletas do mundo enquanto em corrida, Turbaevski está também entre os melhores. Todo este grupo pode crescer, mas o essencial está formado até às Olimpíadas de Londres 2012. Para uma maior qualidade no enquadramento, a estabilidade é fundamental.

Grande parte destes atletas está, durante o corrente ano, envolvida em competições de elevado nível. No dia 17 de Abril, na segunda etapa da taça do Mundo, disputada em Ishigaki, Japão, o russo Artem Parienko foi segundo classificado, enquanto os irmãos Ivan e Denis Vassiliev e ainda Vladimir Turbaevskiy foram os primeiros no segmento de natação, tendo também obtido bons resultados finais. Nos dias 26 e 27 de Março, em Mooloolaba, Austrália,  na 1.ª etapa da Taça do Mundo e no dia 9 de Abril, em Sydney, também na Austrália, na 1.ª etapa do Campeonato do Mundo de Elite, estes atletas el alguns brasileiros do “Projecto Rio Maior 2016” obtiveram bons resultados.

Estes resultados são o início de um longo caminho a percorrer, com objectivos de médio e longo prazo, para jovens que encaram já o Centro de Estágios como uma segunda casa.

Uma família de triatletas

Para cada atleta, esta experiência em Rio Maior está a ser única e marcante. De um planeamento rigoroso para treinos, competição, testes, repouso ou convívio vai surgindo um ambiente de familiaridade entre pessoas de várias nacionalidades. São sete dias por semana, durante largos períodos, sempre com um preenchido programa, num ritmo de vida completamente fora do normal, que começa com treinos a horas a que ainda nem o sol se levantou.

Para muitos riomaiorenses este grupo de profissionais já faz parte do dia-a-dia da cidade, pois é com alguma regularidade, que pelas ruas e estradas do concelho nos cruzamos com eles, principalmente quando fazem treino de ciclismo ou de corrida.

Para além daqueles, outros jovens da selecção da Rússia de Triatlo passam também largas temporadas em Rio Maior, estando o treino destes sob a orientação de uma equipa técnica própria. Entre estes, destaca-se Yulian Malyshev, actualmente um dos mais cotados triatletas do quadro internacional. Ainda em 2010 estagiou em Rio Maior a selecção de Triatlo de Inglaterra, uma das mais fortes do mundo.

De tudo isto resulta uma cada vez maior visibilidade nacional e internacional para o Complexo Desportivo de Rio Maior.

O que encontram em Rio Maior

Em Rio Maior os desportistas encontram muitos equipamentos que o Complexo Desportivo tem direccionados para o treino de alto rendimento. No ginásio do Centro de Estágios realizam-se testes com ergómetros de treino desenhados para avaliar a performance dos atletas. O Centro de Estágios tem ao dispor dos atletas e equipas os serviços de massagem e fisioterapia. Estes profissionais trabalham numa área equipada com a mais recente tecnologia de terapia e recuperação (laser, ultrasons, magnoterapia, ondas de choque, ondas curtas). Para um permanente acompanhamento médico dos atletas, a Desmor contratou recentemente um médico, especialista na área do desporto e do alto rendimento.

No health club os atletas e treinadores encontram as condições ideais para sauna, banho turco e jacuzzi. Dotada de infra-estruturas modernas esta área do centro permite ainda a realização de tratamentos de imersão em gelo. O Complexo de Piscinas Municipais de Rio Maior é uma instalação moderna, funcional e energeticamente cada vez mais eficiente. É a peça central do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior - Natação. A Piscina Olímpica Municipal dispõe de equipamento de gravação vídeo HD, com captação de imagens subaquáticas, para possibilitar a análise do treino dos atletas.

Mais fotos na secção Multimédia.

AGENDA


DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Tel: +351 243 999 700
Email: geral@desmor.pt
Copyright © 2015 DESMOR Desenvolvimento e Design: iconO2