PT
EN

EM RIO MAIOR ATLETAS CONCILIAM O DESPORTO E OS ESTUDOS

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto inaugurou no dia 5 de junho de 2017, na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira de Rio Maior uma inovadora Unidade de Apoio ao Alto Rendimento (UAARE), uma das primeiras 4 em funcionamento pelo país.

O governante foi acompanhado pela Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o Vereador do Desporto, Lopes Candoso, e o Diretor da Escola, José Albino Frazão.Também estiveram presentes os vereadores Ana Figueiredo, Daniel Pinto e Augusto Figueiredo, o vice presidente do IPDJ, Vítor Pataco, e o presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, assim como professores e alunos ligados ao projeto. Nesta sessão esteve também o diretor da FPN, José Sacadura, coordenador da Natação do CAR de Rio Maior e o professor acompanhante UAARE ESAF Rio Maior, Luís Deus.

Nesta tarde dedicada à Unidade de Apoio ao Alto Rendimento também foi inaugurada a Sala de Estudo Aprender + onde Vítor Pardal, o responsável por este projeto nacional de apoio ao estudo para desportistas de alto rendimento, fez o enquadramento e a apresentação desta iniciativa.

No Centro de Estágios, foi a presidente do Conselho de Administração da Desmor, Diva Cobra, que mostrou as instalações e serviços a João Paulo Rebelo e aos muitos convidados.

As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.

Em Rio Maior a unidade está em funcionamento, apoiando os atletas do Centro de Alto Rendimento de Natação. António José Silva “elogiou a excelente colaboração” entre a FPN, a Escola Secundária e o CAR de Rio Maior, afirmando que “o alto rendimento é para poucos. Por isso, as necessidades de conciliar o sistema educativo com os treinos e a competição é um passo determinante que deve ser consolidado nas carreiras duais.” O presidente da FPN recordou que por Rio Maior estiveram, estão e irão continuar nadadores que competiram em Europeus, Mundiais e Jogos do Rio 2016, alguns deles enquadrados no Projeto Tóquio 2020.

/ MEMBER
/ TRAINING CENTRE
/ CERTIFIED CENTRE
/ RESERVAS ONLINE
/
RESERVAS ONLINE
2047-227 RIO MAIOR
/NEWSLETTER
Receba todas as novidades por email
/REDES SOCIAIS