PT
EN

SOFIA VIEIRA: “CENTRO DE ESTÁGIOS QUE OFERECE AS MELHORES CONDIÇÕES”

Natural de Rio Maior, onde começou a dar os primeiros toques na bola, Sofia Vieira é uma das jogadoras em destaque na Seleção Nacional de Futsal Feminino, que por estes dias está no Complexo Desportivo de Rio Maior, preparando-se para o IV Torneio Mundial, a decorrer em Espanha entre 14 e 20 de dezembro.

Desde muito jovem que vive a sua paixão pelo desporto, começando pela prática do atletismo mas também pela natação, andebol e basquetebol, até optar pelo futebol e futsal. Era uma assídua presença entre os que assistiam aos treinos das seleções jovens de futebol que por Rio Maior têm passado ao longo destes anos, chegando mesmo a receber camisolas de jogadores que notavam a sua regular presença, a sua paixão pelo chamado desporto rei.

Começou a praticar futebol no Alcobertas FC, passando pelo Núcleo Sportinguista de Rio Maior (NSRM), o C.D. Cartaxo, Academia Torrejana, S.L. Benfica, FSF Mostoles, Atlético de Madrid (futebol de 11), Atlético de Madrid Navalcarnero e Universidade Alicante. Atualmente, com 26 anos, joga no Sinnai, clube Italiano da primeira divisão, onde já esta época conquistou a Supertaça.

Para o futuro não descurou a sua formação profissional e académica. Enquanto jogou em Espanha concluiu uma Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto (Universidade Autónoma de Madrid) e um mestrado em Rendimento Desportivo e Saúde (Universidade Miguel Hernández).

No NSRM foi treinada por Mónica Jorge, atual diretora da Federação Portuguesa de Futebol, que em Rio Maior iniciou a sua carreira profissional, após a formação na Escola Superior de Desporto. Foi Mónica Jorge e outros responsáveis do NSRM que tiveram uma influência decisiva para que Sofia Vieira acabasse por optar e apostar no futebol. No Benfica conquistou três campeonatos nacionais, e atingiu o top do futsal feminino, passando a ser presença assídua nas convocatórias para as seleções nacionais. Foi com apenas 15 anos que registou a primeira chamada a uma seleção nacional de futebol de 11, atingindo mais de 30 internacionalizações. Com a aposta recente, por parte da Federação no projeto do futsal feminino, foi por esta modalidade que Sofia optou em definitivo, sendo presença constante nas convocatórias e jogos internacionais.

Atualmente atravessa uma boa fase da sua carreira, com ambição para o campeonato Italiano, e para o Torneio Mundial, sempre com o objetivo de vencer, consciente do difícil caminho para esse sucesso. 

Para Sofia Vieira, o Complexo Desportivo de Rio Maior, na cidade onde nasceu, teve uma grande influência na sua vida. Desde muito jovem que assistiu a uma “grande evolução no Complexo. Foi muito bom para Rio Maior ter começado a dar condições aos atletas. Têm vindo aqui seleções e atletas de todo o mundo.” Sendo uma jogadora que já passou por muito países, que conhece outros locais onde já treinou e estagiou, afirma “sentir-se contente por estar a fazer a preparação em Rio Maior, que oferece as melhores condições. Aqui, para o futsal, temos os Pavilhões muito próximos, temos uma série de condições que é muito complicado encontrar noutros sítios.”

Veja na secção de multimédia o vídeo / entrevista a Sofia Vieira.


/ MEMBER
/ TRAINING CENTRE
/ CERTIFIED CENTRE
/ RESERVAS ONLINE
/
RESERVAS ONLINE
2040-227 RIO MAIOR
TEL. +351 243 999 700
Chamada para rede fixa nacional 

geral@desmor.pt
/NEWSLETTER
Receba todas as novidades por email
/REDES SOCIAIS